Este é um blog aberto ao público, para que aqui deixe sua postagem a respeito do tema em seu país. Pode ser a Sabedoria Popular em qualquer área: Saúde, Beleza, Vida, Particularidades Culturais, Religião, Arte.

20
Ago 10

Sempre que queríamos enfeitar demais alguma coisa, quase que excessivamente, minha mãe nos dizia: -  "Cuidado, o diabo quis enfeitar tanto o filho que lhe furou o olho"!...É uma brincadeira para nos lembrar que, às vezes, aquilo já está bom e se tentar melhorar pode piorar!

Na verdade, a historia toda é só isso!...

É só prá lembrar aos perfeccionistas os limites do bom senso!

Infelizmente me incluo nesta fábula! Quase diariamente em tudo que faço enquanto eu não "enfeito o filho" até às raias da exaustão não sossego!...

Às vezes, acabo furando o olhinho dele!...

publicado por Bete do Intercambiando às 00:02

Não vou esquecer mais esse ensinamento!
É uma maneiro muito inteligente de lembrar que às vezes..."Se melhorar...estraga!"
...e a fábula ficou mais linda, ilustrada com esse diabinho ternurento..
Belisa Vaio a 20 de Agosto de 2010 às 07:29

Você sabe, que eu tinha certeza que você ia gostar deste Diabinho!.....E adorei o Ternurento....mas, não é, que até o diabinho pode ter seu lado doce?
Um Beijo

Está incorreto. O dito popular é "Pobre diabo, de tanto enfeitar o filho, furou-lhe os olhos.". O sujeito da frase, " pobre diabo", é o mesmo que "pobre coitado", " infeliz". Não tem nada a ver com o diabo em si.
checov a 25 de Janeiro de 2015 às 08:59

Obrigada pelo contato Checov, e pela dica.
Aqui em nossas paragens (Brasil, interior de São Paulo) sempre ouvimos esta história como se o sujeito fosse realmente o diabo, e não desta forma que você mencionou. Acredito que em cada terra tem-se uma interpretação, e vejo esta, do sujeito Diabo, como bem lúdica e retrata com mais ênfase o exagero, o que você acha?

Agosto 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
14

15
16
17
19
21

22
23
27
28

29
30
31


links
PESQUISAR
 
VISITANTES

contador de visitas
NOSSOS AMIGOS
blogs SAPO