Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

SABEDORIA POPULAR

Este blog pretende apenas contar histórias de lá e de cá. De tu, de mim, de nós! Não tem ambições...apenas desejos de encontro!

SABEDORIA POPULAR

Este blog pretende apenas contar histórias de lá e de cá. De tu, de mim, de nós! Não tem ambições...apenas desejos de encontro!

16.06.10

SABEDORIA POPULAR x MEDICINA


Bete do Intercambiando

Temos um programa, aqui no Brasil, chamado "GLOBO REPORTER", sempre com reportagens muito interessantes! O programa de hoje está bastante relacionado com nosso desafio da Sabedoria Popular......Ou com Medicina!!!!! Na verdade, sobre ambos.

Ele apresentou várias pesquisas cientificas que estão sendo elaboradas com nossa rica Flora.

Mas, uma das mais interessantes versou sobre o uso do PÓLEN como um poderoso complemento alimentar.

O pólen já modificado pelas abelhas em seu incansável trabalho. Cada abelha recolhe por dia 160 grãozinhos de pólen, o que não é pouco se imaginarmos que em cada "viagem" ela transporta apenas 2.

Este pólen modificado se chama "pólen apícola" e é rico em proteinas, minerais e lipídeos. A dose diária recomendada do produto é de uma colher de sopa por dia. Não necessáriamente tomado em seu estado natural, podendo ser adicionado a saladas, aos cereais matinais e até em biscoitos.


Para coletar o pólen, os apicultores usam uma espécie de tela na entrada da colmeia. Os furos são tão estreitos que, para passar, as abelhas são obrigadas a derrubar os grãozinhos do lado de fora.

Mas nem todo pólen é coletado. Como a tela também tem furos maiores, dois terços da comida extraída das flores vão para dentro da colméia e se transformam no pão das abelhas. O pólen é mais uma evidência de que o que é bom para as abelhas, é excelente para a gente também.


E ele desperta cada vez mais a curiosidade dos pesquisadores. Em um laboratório da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, as pesquisas com pólen mostraram que ele pode ajudar a combater as doenças do envelhecimento.

“Comprovamos, na verdade, que ele tem as três vitaminas antioxidantes, beta caroteno como a pró-vitamina A, a vitamina C e a vitamina E, que são as três antioxidantes”, afirma a farmacêutica bioquímica Lígia Muradian, da USP.


O pólen também é rico em vitaminas do complexo B, que ajudam, por exemplo, no funcionamento do sistema nervoso central, na prevenção e tratamento de cataratas. O grãozinho surpreende.

“Para se ter ideia, as quantidades que foram encontradas de vitamina B1 podem ser associadas às quantidades que se encontra dessa vitamina nas carnes de porco, por exemplo. As quantidades de vitamina B2 que nós encontramos eram superiores às quantidades que se encontra no leite”, explica a química Vanilda Soares de Arruda .




QUER SABER MAIS? SEGUE O LINK DO PROGRAMA, COM DESTAQUE PARA A RECEITA DE BISCOITO DE PÓLEN E GENGIBRE: http://g1.globo.com/globo-reporter/noticia/2010/05/receita-dos-biscoitos-de-gengibre-e-polen.html