Este é um blog aberto ao público, para que aqui deixe sua postagem a respeito do tema em seu país. Pode ser a Sabedoria Popular em qualquer área: Saúde, Beleza, Vida, Particularidades Culturais, Religião, Arte.

25
Ago 10

Por sugestão de nossa querida amiga Maria, vamos tentar mostrar um pouco da presença Portuguesa em nossas cidades brasileiras.

Até que não façamos nós mesmos algumas viagens pelas cidades, onde estas marcas são mais evidentes, vamos mostrando alguma coisa que conseguimos.

S.Vicente, foi a primeira cidade do Brasil.

Uma  expedição portuguesa comandada por Gaspar de Lemos chegou aqui, em 22 de janeiro de 1502, deu à ilha o nome de São Vicente, pois o local era conhecido, até então, como Ilha de Gohayó.

Outro navegador português, Martim Afonso de Sousa, chegou aqui exatamente 30 anos depois, em 22 de janeiro de 1532. Ele foi enviado pela Coroa Portuguesa para constituir aqui a primeira Vila do Brasil e resolveu batizá-la reafirmando o nome do santo daquele dia, São Vicente, pois era reconhecidamente um católico fervoroso.

A pequena povoação se organizou e começou a ser reconhecida na Europa como eficiente ponto de parada para reabastecimento e tráfico de escravos índios. Tanto isso é verdade que o porto que aqui existia já constava em um mapa feito em 1501 e trazido por Américo Vespúcio na expedição de Gaspar de Lemos.

Os primeiros moradores viviam em harmonia com os índios e exerciam o livre comércio com os aventureiros que para cá vinham, fornecendo-lhes farinha de mandioca, milho, carne, frutas, água e artefatos de couro, e recebendo em troca roupas, armas e ferramentas.
Bem, isso foi realmente o começo. A historia, depois continua com a chegada dos Jesuitas, e seu bonito trabalho junto aos índios.

Aqui a Foto da "Biquinha de Anchieta", construída em 1553, e, intacta até hoje no local.

Serviu de abastecimento de água, durante séculos...Conta-se que era ao redor dela que o Jesuita catequizava os índios.

Hoje, além da Biquinha, possui também uma estátua em tamanho natural em homenagem a Anchieta, e boxes onde são vendidos deliciosos doces, tradicionais da cidade.

 

FOTOS DA CIDADE HOJE

 

 

publicado por Bete do Intercambiando às 00:54

Bem-haja por nos dar a conhecer a História do Brasil e fazer sentir como somos mesmo Irmãos de Sangue...
E os nossos antepassados foram uns felizardos por encontrarem verdadeiros paraísos...
Um abracinho
Isabel
Belisa Vaio a 26 de Agosto de 2010 às 09:50

Amiga Bete ,

Muito obrigada por ter aceite a minha sugestão. Todos ficaremos a saber mais sobre as aventuras de ambos os povos. Naquele tempo tudo era mais difícil, deve ter sido assustador enfrentar o mar, assim como para as populações nativas ver chegar estranhos à sua terra. Outros tempos...
Beijinho.
Maria
Maria a 26 de Agosto de 2010 às 22:11

Não sei se vocês assistiram aí a alguns anos atrás uma minissérie da globo, chamada A Muralha?
Pois bem, nela retratava bem essa parte "assustadora", para ambos os lados....Principalmente o desbravamento da serra do mar ( A muralha)...Aquilo foi realmente para testar a coragem dos Portugueses.
Bem, também prá quem já tinha enfrentado "Outros Mares", que até então nem se tinha certeza que existia, subir aquele paredão todo deve ter sido "ouro no azul", como dizem vocês"! (rsrsrsrsrsrs)
Beijos
Assim que possivel farei algumas viagens à caça de mais material....É algo que gosto muito tb, e, ainda não conheço as regiões mais marcantes.

Agosto 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
14

15
16
17
19
21

22
23
27
28

29
30
31


links
PESQUISAR
 
VISITANTES

contador de visitas
NOSSOS AMIGOS
blogs SAPO