Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SABEDORIA POPULAR

Este blog pretende apenas contar histórias de lá e de cá. De tu, de mim, de nós! Não tem ambições...apenas desejos de encontro!

SABEDORIA POPULAR

Este blog pretende apenas contar histórias de lá e de cá. De tu, de mim, de nós! Não tem ambições...apenas desejos de encontro!

03.09.10

Medicina Popular em Vilar de Perdizes


Belisa Vaio

 

 

Há alguns anos fui ,de propósito, passar um fim-de-semana a Vilar de Perdizes. Mas numa data especial: coincidia com o Congresso que anualmente ali se realiza, nos primeiros dias de Setembro.

A curiosidade era muita e o imaginário alimentado pelo desconhecido...Bruxarias e companhia...e ainda mais com um Padre metido pelo meio...

Região do norte de Portugal, isolada pela natureza e pelo esquecimento político, mas de conteúdo riquíssimo, a confinar com terras de Espanha, com quem a população quase se identifica.

Cheguei e rendi-me...

A Sabedoria Popular estava ali a ser Prestigiada pela mão do querido Padre Fontes...

Há 25 anos que ele tomou em mãos a tarefa de reabilitar essa sabedoria, do fundo dos baús do esquecimento e do menosprezo.

Positivamente, ele fez renascer o conhecimento ancestral de tudo o que enforma a Vida.

Gente de economia rural, de pastorícia e fumeiro, passou de novo a usar tudo o que a Mãe Natureza oferece na cura de doenças e maleitas do corpo e da alma...

Chás e mézinhas, rezas e benzeduras, curandeiros e magias, noites de bruxas com rituais á volta de caldeirões fumegantes...que sei eu...

Assisti, boquiaberta e fascinada a palestras e rituais...

Rendi-me ingenuamente e com ternura à magia da ocasião e venerei a memória do Povo que se engrandece, orgulhando-se da sua Sabedoria Popular...

Neste fim de semana vá a Vilar de Perdizes!!!

 

Saiba mais em:

http://vilar-de-perdizes.blogspot.com/

5 comentários

Comentar post