Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SABEDORIA POPULAR

Este blog pretende apenas contar histórias de lá e de cá. De tu, de mim, de nós! Não tem ambições...apenas desejos de encontro!

SABEDORIA POPULAR

Este blog pretende apenas contar histórias de lá e de cá. De tu, de mim, de nós! Não tem ambições...apenas desejos de encontro!

16.06.10

O Borda d'Água


Belisa Vaio

 

Tenho aqui ao meu lado este Borda d'Água...É um almanaque apenas com 24 páginas mas cheio de sabedoria...

Já se publica há 81 anos e conheço-o desde que me lembro de existir!

Em casa de meu Avô Manuel estava sempre à mão de ser consultado e se eu o queria folhear tinha que ser com muito cuidado, para não estragar, pois tinha sempre conselhos e instruções preciosas que eram seguidas no cultivo das terras e nas colheitas respectivas.

A capa é que era diferente...Tinha uma careta redonda de um homem careca e risonho. Mas a magia que me encantava é que se virasse o almanaque "de pernas p'ró ar", o homem já passava a ter um rosto muito tristonho! Mistérios...para uma criança!

Deliciava-me a analisar a caricatura e ainda hoje a reconheceria,se a encontrasse em qualquer lugar o que não consegui e é pena...

Pois esta revistinha é um pequeno tesouro que uns compram com empenho, outros p'ra se livrar da profusão de vendedores de rua que nos massacram..

Ora, como dizia, trata-se de um Tesouro que não devemos menosprezar...

Desde informações astronómicas a previsões astrológicas e  meteorológicas,  geralmente assertivas e que devem fazer corar as da  Nasa, a provérbios e ditados, a conselhos agrícolas e de jardinagem, sobra alimentação e saúde, enfim, não falando do calendário, que dia a dia nos informa sobre Santos padroeiros, feriados municipais, feiras e romarias, efemérides variadas, datas memoráveis não faltando alguns artigos de fundo.

O deste ano traz uma lição sobre Enxertos de Árvores...

Enfim...como o dia de amanhã está mesmo a chegar, vou  ler o que diz o Almanaque sobre 17 de Junho de 2010: É dia de S.Tude e também Dia da Desertificação.

Já temos matéria para pensar e agir em conformidade com o que fica subentendido...

2 comentários

Comentar post