Este é um blog aberto ao público, para que aqui deixe sua postagem a respeito do tema em seu país. Pode ser a Sabedoria Popular em qualquer área: Saúde, Beleza, Vida, Particularidades Culturais, Religião, Arte.

24
Set 10

 

 

Setembro está a chegar ao fim e, de repente, veio-me á memória o nome de um livro da minha adolescência: "Setembro...que grande mês".

Esse era um dos livros da colecção que contava a história da família do médico Ferreira de Macedo...O Pedro, a Ana, a Rosinha, o Paulo, etc, etc, etc...

Com eles aprendi e sonhei e ainda conservo carinhosamente alguns deles...a começar pelo que mostro...

 

Todos foram escritos pela saudosa D. Odette de Saint-Maurice.

 

Esta Senhora, dedicou a sua obra escrita à juventude e deliciou-nos também com alguns romances que passaram na antiga Emissora Nacional...

"A rapariga dos bosques"..."O apóstolo da juventude", entre outros, foram folhetins radiofónicos que ajudaram a lançar grandes actores dos nossos dias...estou a lembrar-me de Rui Mendes, João Perry, João Mota, Irene Cruz, Ana Zanatti, António Feio, e outros não menos importantes...

 

Sem retirar o mérito a autores mais contemporâneos, esta Senhora marcou profundamente a minha geração. A dos anos 60...

Pena que esteja tão esquecida. O nosso festejado 25 de Abri teve alguns excessos...e um deles foi esquecer-se deliberadamente dela.

Será que os nossos jovens editores a conhecem? Os "valores" que nos apresentou, são eternos e universais e não fazem mal a ninguém...

publicado por Belisa Vaio às 23:42

INFELIZMENTE, NÃO TIVE OPORTUNIDADE EM CONHECÊ-LA, VOU PROCURAR EM NOSSA BIBLIOTECA, SE EXISTE AQUI ALGUM TÍTULO DELA.
Bete do Intercambiando a 25 de Setembro de 2010 às 02:56

Sofia, nao sei se teve muitos comentarios, ou nao. So sei que eu nao resisti!!! A Odette de Saint-Maurice, e os seus livros tambem me marcaram na decada de 70, e tambem me moldaram e me transmitiu valores que nao teem preco! Com os meus queridos pais, ela, de algum modo, tambem me guiou na minha vida! E foi esquecida!!! Claro que foi! Como tantas outras pessoas... so quem amou ler os seus livros, ao ponto de se sentir fazer parte daquela familia Macedo, ou somente ser vizinha deles a recorda com saudade, e com o valor que tinha a tantos e tao importantes niveis! depois do 25 de Abril ela ainda rentou, mas logo na epoca me pareceu que nao foi bem sucedida, e nao foi mesmo! Lembro-me. de momento, de pelo menos um livro, e nao sei se foram dois, escritos pos 25 de Abril! "Nove Mulheres e Meis, Ines". Lembra-se? Chegou a ler? Ja era pos 25 de Abril! As editoras deviam pensar seriamente em voltar a editar toda a coleccao! As geracoes depois da nossa so teriam a ganhar com isso, e muito!!! Fico a espera que diga alguma coisa! E obrigada por este "miminho"!!!
Rosarinho De Barros a 6 de Março de 2012 às 04:26

Amiga Rosarinho - permita que a trate assim, como sinal de que comungamos dos mesmos ideais de Odette - sinto-me muito grata pelo seu testemunho!
Quem dera que as jovens gerações do pós 25 de Abril tivessem tido acesso aos seus ensinamentos!
Os valores e a ética que nos transmitiu ajudariam, com certeza, a construir uma Sociedade mais justa e equilibrada!
No entanto e esteja onde estiver, acredito que Ela estará feliz por ver que, algumas das sementes que plantou há tantos anos, continuam vivas e a florescer!
Um abracinho!
Sofia

Que ferramenta maravilhosa esta que temos, em poder encontrar pessoas tão bacanas, que comungam mesmos ideais, que viveram vidas parecidas, leram mesmos livros.
Mesmo depois de tanto tempo já escrito, poder encontrar, através deste meio, com estas pessoas, é tudo de bom, e uma prova que os blogs nos aproximam.
Um grande abraço

Setembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
11

13
14
17
18

19
20
22
25

28
29


links
PESQUISAR
 
VISITANTES

contador de visitas
NOSSOS AMIGOS
blogs SAPO