Este é um blog aberto ao público, para que aqui deixe sua postagem a respeito do tema em seu país. Pode ser a Sabedoria Popular em qualquer área: Saúde, Beleza, Vida, Particularidades Culturais, Religião, Arte.

24
Out 10

Ontem, fazendo um comentário ao post de Belisa sobre a Amnistia Internacional, disse-lhe que tenho vivido como os três macaquinhos famosos, um com as mãos nos olhos, outro com as mãos na boca, outro com as mãos nos ouvidos....

Aí dei-me conta dessas figuras que estão sempre ilustrando, comunicando claramente situações, e quiz saber mais sobre elas!...E a historia é bastante interessante!...Vale a pena se aprofundar:

 

Os Três Macacos Sábios  ilustram a porta do Estábulo Sagrado, um templo do século XVII localizado no Santuário Toshogu, na cidade de Nikko, Japão. Sua origem é baseada em um trocadilho japonês. Seus nomes são mizaru (o que cobre os olhos), kikazaru (o que tapa os ouvidos) e iwazaru (o que tapa a boca), que é traduzido como NÃO OUÇA O MAL, NÃO FALE O MAL e NÃO VEJA O MAL. A palavra saru, em japonês, significa macaco e tem o mesmo som da terminação verbal  zaru, que está ligado à negação.

 

O folclore japonês diz que a imagem dos macacos foi trazida por um monge budista chinês,  no século XVIII. Apesar disso, não há comprovação dessa suposição.

 

É uma forma de lembrar que, se os homens não olhassem, não ouvissem e não falassem o mal alheio, teríamos comunidades pacíficas com paz e harmonia.

 

 

 

Como Ganhar Dinheiro na Internet
publicado por Bete do Intercambiando às 02:51

Bela história!
Mais uma para enriquecer a nossa Sabedoria e para pôr em prática!!!
Belisa Vaio a 25 de Outubro de 2010 às 20:55

Outubro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
12
13
14
15

18
20
23

25
26
27
30

31


links
PESQUISAR
 
VISITANTES

contador de visitas
NOSSOS AMIGOS
blogs SAPO