Este é um blog aberto ao público, para que aqui deixe sua postagem a respeito do tema em seu país. Pode ser a Sabedoria Popular em qualquer área: Saúde, Beleza, Vida, Particularidades Culturais, Religião, Arte.

03
Nov 10
Conheci um artista, Belmiro Pita, especialista na arte de pintar azulejo.
Já lhe conhecia a obra. Ontem conheci o autor.
Estou particularmente feliz e quero ajudar a divulgar o seu trabalho. Por isso,deixo aqui parte do seu site. Procurem conhecer. Vale a pena.

 

Belmiro Pita Ferreira nasceu em 1965 e cresceu por terras de Conímbriga situada na freguesia de Condeixa-a-Velha, distrito de Coimbra.

Desde muito jovem (12 anos) começou a pintar cerâmica para algumas fábricas, onde se destacou devido ao seu estilo próprio e multifacetado, mais tarde fundou um atelier onde era responsável pela pintura e composição dos vidros e tintas.

Ao longo da sua vida frequentou vários cursos, sobre métodos de pintura; desenho artístico, aplicação das pastas no fabrico manual de azulejos e composição dos vidrados. Participou em vários seminários com o mestre Eduardo Nery, destacando um curso sobre a concepção e desenvolvimento de projectos cerâmicos para arquitectura. Aprendeu, também, algumas técnicas com o seu camarada de ofício, mestre Mário de Oliveira Soares, um dos poucos colaboradores do mestre Jorge Colaço (1868 a 1942), este último com influências directas no seu trajecto artístico, nomeadamente nas suas técnicas revolucionárias.

Para além da pintura, Belmiro adquiriu uma vasta experiência, na complexa arte do restauro de azulejos, aplicando uma execução exemplar, fruto dos seus conhecimentos e investigação na composição do barro, tintas e dos vidrados.

As suas obras estão distribuídas por todo o país, com predominância no Algarve (Quinta do Lago, Vale do Lobo, etc…), e resto do mundo. Atinge projecção em grandes obras com a execução de um trabalho de grande envergadura para o palácio de Águeda, com cerca de 4000 azulejos ocupando uma área de 90 m2.

Participou em várias exposições em Portugal, onde esteve presente na Feira Internacional de Lisboa, durante a Expo98, como convidado para representar a região de Coimbra, tendo a revista "Casa & Jardim" publicado alguns dos seus trabalhos. Foi escolhido pela Galeria "Paradise" em Morro Bay, Califórnia, EUA, para representar o que de melhor se faz em Portugal.

Actualmente possui um atelier situado em Condeixa-a-Velha, onde trabalha a tempo inteiro adaptando-se a qualquer estilo de pintura sobre alto fogo.



Textos da autoria de Nuno Teixeira e Ricardo Veloso

 

 

http://www.belmiropita.com/

 

publicado por Belisa Vaio às 19:13

Que trabalho espetacular!...Como é bom ver artistas de verdade!
Obrigada por nos apresentar!
Beijos
Bete do Intercambiando a 4 de Novembro de 2010 às 00:02

Amiga
Está linkando apenas a Câmera Municipal de Conímbriga!
Bete do Intercambiando a 4 de Novembro de 2010 às 00:08

Novembro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
12
13

14
15
17
18
19

21
22
23
24
26

28


links
PESQUISAR
 
VISITANTES

contador de visitas
NOSSOS AMIGOS
blogs SAPO