Este é um blog aberto ao público, para que aqui deixe sua postagem a respeito do tema em seu país. Pode ser a Sabedoria Popular em qualquer área: Saúde, Beleza, Vida, Particularidades Culturais, Religião, Arte.

24
Jun 10

Minha amiga Belisa falou das festas daí, e eu falarei das daqui, que não sei se são iguais ou diferem em alguma coisa.

Nas de cá ( Brasil), geralmente são feitas nos pátios das igrejas católicas, e os trajes, preferencialmente típicos: ou seja: muitas pessoas se vestem como se fossem camponeses, com vestidos e camisas xadrez, pintam o rosto, ela com bastante rouge, pintinhas pretas em cima deste, batom bem vermelho. Ele, pinta um belo bigode, faz alguns fiozinhos de barba.

As músicas do evento são sertanejas, e as danças giram em torno do forró.

As comidas giram em torno do milho verde cozido, churrascos, cuscus, pipoca, canjica, doces de abóbora, de côco, paçoquinha. Bebidas como quentão e vinho quente, são ponto forte......Mas, não deixam de ter uma cervejinha, porque brasileiro acha que festa sem cerveja, não é festa!

Mas, o ponto alto da festa é à meia noite, horário em que uma grande fogueira acesa a horas atrás, já virou brasa, e alguns devotos se aventuram a andar descalços sobre elas, para cumprir alguma promessa feita ao Santo....Alguns o fazem por pura graça!.....Afinal, é Festa de S.João!

publicado por Bete do Intercambiando às 23:36

Bem...o que afinal todos gostamos é de um motivo para festejar...mas...essa de andar sobre as brasas é concerteza alguma tradição bem querida, para que se disponham a sofrer um pouco...Bonito...
Belisa Vaio a 25 de Junho de 2010 às 22:29

Dizem que aos que têm fé, não queimam o pé!...Algum dia vou experimentar!

Junho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11
12

14
15
17
18

20
21
22
25
26

27
29


links
PESQUISAR
 
VISITANTES

contador de visitas
NOSSOS AMIGOS
blogs SAPO