Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SABEDORIA POPULAR

Este blog pretende apenas contar histórias de lá e de cá. De tu, de mim, de nós! Não tem ambições...apenas desejos de encontro!

SABEDORIA POPULAR

Este blog pretende apenas contar histórias de lá e de cá. De tu, de mim, de nós! Não tem ambições...apenas desejos de encontro!

24.06.10

NOITE DE S.JOÃO LÁ E CÁ


Bete do Intercambiando

Minha amiga Belisa falou das festas daí, e eu falarei das daqui, que não sei se são iguais ou diferem em alguma coisa.

Nas de cá ( Brasil), geralmente são feitas nos pátios das igrejas católicas, e os trajes, preferencialmente típicos: ou seja: muitas pessoas se vestem como se fossem camponeses, com vestidos e camisas xadrez, pintam o rosto, ela com bastante rouge, pintinhas pretas em cima deste, batom bem vermelho. Ele, pinta um belo bigode, faz alguns fiozinhos de barba.

As músicas do evento são sertanejas, e as danças giram em torno do forró.

As comidas giram em torno do milho verde cozido, churrascos, cuscus, pipoca, canjica, doces de abóbora, de côco, paçoquinha. Bebidas como quentão e vinho quente, são ponto forte......Mas, não deixam de ter uma cervejinha, porque brasileiro acha que festa sem cerveja, não é festa!

Mas, o ponto alto da festa é à meia noite, horário em que uma grande fogueira acesa a horas atrás, já virou brasa, e alguns devotos se aventuram a andar descalços sobre elas, para cumprir alguma promessa feita ao Santo....Alguns o fazem por pura graça!.....Afinal, é Festa de S.João!

fogueira de são joão2.jpg

A foto é da Rede Globo

2 comentários

Comentar post