Este é um blog aberto ao público, para que aqui deixe sua postagem a respeito do tema em seu país. Pode ser a Sabedoria Popular em qualquer área: Saúde, Beleza, Vida, Particularidades Culturais, Religião, Arte.

06
Jan 11

Hoje é dia de Feira.

Nesta pequena cidade, onde a Bairrada se encontra com a Gândara, ainda há tradições que se mantêm vivas e de que as populações residentes não abrem mão: A feira quinzenal!

Os tempos mudaram, a tradição já não é o que era - onde é que eu já ouvi isto? - e vão ficando as memórias que nos fazem sorrir...

Estou a lembrar-me das feiras da década de 60... À época,  o dia de feira era um dia muito especial. Era o dia destinado para ir à vila, tratar de negócios, ir à Fazenda e ao Grémio da Lavoura...

Mas a feira de 6 de Janeiro tinha, um cunho muito especial: era a Feira dos Reis...

Era dia de aproveitar para namorar, ou de arranjar namoro!

E de brincar muito...

As raparigas casadoiras, com os oiros pendurados ao peito p´ra dar sinal da fartura da família e debaixo do olhar das mães vaidosas, acorriam dos arredores, com as saias a esvoaçar  nas suas bicicletas e desejosas de diversão...

Os rapazes, curiosos e malandrecos não desperdiçavam a brincadeira...

Compravam uma colher de pau e tentavam uma aproximação com as moças, dando uma palmada com a dita nos rabiosques femininos!!!

Bons tempos!

Hoje esse tempo não passa de uma lembrança...

 

Colheres de Pau de Arganil
publicado por Belisa Vaio às 14:57

Fiquei curiosa em saber o que é a "bairrada e a gândara"!...E, também o tipo de feira que se tem aí a cada 2 meses!..
Cá, semanalmente, em cada bairro, temos feira de verduras e legumes, comes e bebes e até roupas!...Em ocasiões especias, temos as feiras sazonais: A das Industrias Texteis, a do automóvel, a do Figo, da Uva, das máquinas agrícolas, enfim, Feira para nós tem uma diversidade bastante grande!...Como são estas de sua cidade?
Um abraço
Bete
Bete do Intercambiando a 6 de Janeiro de 2011 às 21:09

Ah, desculpe-me!...Agora, relendo o post de ontem, verifiquei que as Feiras são Quinzenais!...De onde será que tirei, que eram a cada 2 meses?...Ara!
Bete do Intercambiando a 7 de Janeiro de 2011 às 20:12

Janeiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
12
15

16
19
20

23
24
25
28
29

30
31


links
PESQUISAR
 
VISITANTES

contador de visitas
NOSSOS AMIGOS
blogs SAPO