Este é um blog aberto ao público, para que aqui deixe sua postagem a respeito do tema em seu país. Pode ser a Sabedoria Popular em qualquer área: Saúde, Beleza, Vida, Particularidades Culturais, Religião, Arte.

09
Mar 11

Ontem, postamos lá no Intercambiando, mais alguns itens para o entendimento do Carnaval Brasileiro!

 

Ia parar por aqui, embora ainda se tenha muito a contar, e deixar o resto para o ano que vem,mas uma amiga minha aí de Portugal, achou interessante a continuidade, pois, eventualmente, se poderia, ainda, analisar o Carnaval como um todo.

 

Os dados abaixo e algumas coisas citadas nestes 4 posts foram consultados no livro O ENREDO, de Julio Cesar Farias, que também escreveu outro livro chamado o SAMBA ENREDO, analisando a escrita.

 

Aqui, segue, um organograma do Desfile:

 

COMISSÃO DE FRENTE:

É o primeiro setor a pé no desfile. Grupo formado por 10 a 15 pessoas, que aparece primeiro para saudar o público e apresentar a Escola aos julgadores.Em geral são impactantes, com fantasias singulares e coreografias arrojadas.

 

CARRO ABRE ALAS - É o carro que abre caminho para a Escola e apresenta o tema escolhido...Costuma trazer também o símbolo da escola. Nos últimos anos, algumas escolas optaram por colocar entre a Comissão de frente e este carro, um Casal de Mestre Sala e Porta Bandeiras.

 

ALEGORIAS: São os carros alegóricos que representam partes importantes do enredo, geralmente com grandes esculturas, muito brilho e luzes...Em média 5 alas separam um Carro Alegórico do outro...Este ano, além de tudo isso, pudemos ver também o uso de muita tecnologia nestes carros, como foi o caso da Unidos da Tijuca que, em um de seus carros tinha 30.000 litros de água e um mergulhador que tinha literalmente que passar pela garganta de um Tubarão!

 

DESTAQUES: São as pessoas com fantasias luxuosas que vem nos carros alegóricos e representam  elementos do Enredo, e tem também os destaques de chão que vem à frente ou no meio de algumas Alas. ( Nesta categoria entram,  as mulheres semi nuas, que, chamam tanto a atenção e fazem parecer que o Carnaval é só aquilo!...Confesso, até hoje, também não sei porque a brasileira gosta tanto de mostrar o corpo)

 

ALAS:  São os grupos de pessoas que usam o mesmo modelo de fantasia que narram vários itens do enredo e evoluem entre os carros alegóricos...Aqui o carnavalesco fica atento não apenas à função narrativa das fantasias, como também ao conjunto cromático em relação às outras alas.

 

ALA DAS BAIANAS: Aqui vem algumas das sambistas mais idosas da Escola...Este ano tivemos, na São Clemente uma senhora de 86 anos, rodopiando suas saias imensas nos refrões do samba enredo.

 

ALA DOS COMPOSITORES: Formada pelos antigos e novos compositores da Escola, em algumas, esta ala vem junto com a da velha guarda., fechando o desfile.

 

VELHA GUARDA: Traz os sambistas mais antigos da Escola. Os participantes se vestem com elegância e destacam as cores da Escola.

 

BATERIA: Composta por aproximadamente 300 ritmistas. Eles se organizam pelo tipo de instrumento, que vai de pandeiro, tamborim, agogô, chocalho, cuica, surdo, até baldes e frigideiras de alumínio.

 

PASSISTAS: grupo formado por homens e mulheres que tem a função de apresentar o Samba no Pé...Em geral são postados frente a Bateria onde podem se exibir com mais garra. ( E o som favorece).

 

MESTRE SALA E PORTA BANDEIRAS: O casal que conduz o pavilhão com o símbolo da Escola.Eles não sambam, devem ter gestos elegantes e suaves, bailando e rodando pela Avenida.São dois os Casais por Escola, neste quesito.

 

Encontrei no Youtube um compacto com a apresentação de 5 Mestres -Salas e Porta Bandeiras, de deiferentes escolas...Não é deste ano, é de 2005, mas gostei do formato, assim diversificado em 5 temas diferentes, que permite uma análise global....Espero que gostem!

 

 

 

 

publicado por Bete do Intercambiando às 03:26

Obrigada!
Este post ajuda a compreender melhor o desfile.
Sempre me fascinei com a Ala das Baianas por ver senhoras mais idosas a desfilar com a mesma garra das mais jovens.
Mas assim, explicado desta maneira, dá para entender tudo melhor. E ainda bem que não esperaste para o ano para o fazer porque assim, para o ano, veremos com outro conhecimento e atenção.
Desconhecia a Ala dos Compositores e dos Veteranos mas é fascinante saber que os Pioneiros da Escola não são esquecidos.
Este ano, no jantar das Mulheres, estava ao meu lado uma senhora Brasileira que disse que a família do filho tem uma Escola de Samba em S.Paulo mas ela, tal como tu, também não percebe a necessidade da nudez.
Talvez ajude o espectáculo.
Um abraço
rodrigando a 9 de Março de 2011 às 18:52

Amiga
Estava aqui pensando e, acho que ainda vou fazer mais um post sobre o carnaval!...Ficou sem falar sobre uma parte importantíssima, que é o cunho social do carnaval...Para as comunidades me parece que é a parte mais importante, pois as escolas servem de elemento de agregação social, dentro delas.
Um Abraço
Bete


O Carnaval no Brasil é côr, luz, alegria, garra, magia, música e poesia. Sempre gostei de assistir pela televisão.
Maria a 20 de Março de 2011 às 15:02

Março 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
17
18
19

20
22
23
24
26

27
28
29


links
PESQUISAR
 
VISITANTES

contador de visitas
NOSSOS AMIGOS
blogs SAPO