Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SABEDORIA POPULAR

Este blog pretende apenas contar histórias de lá e de cá. De tu, de mim, de nós! Não tem ambições...apenas desejos de encontro!

SABEDORIA POPULAR

Este blog pretende apenas contar histórias de lá e de cá. De tu, de mim, de nós! Não tem ambições...apenas desejos de encontro!

23.07.10

Alcunhas da minha Aldeia


Belisa Vaio

http://www.infopedia.pt/mostra_imagem.jsp?recid=9992

 

Rafael Bordalo Pinheiro, o grande caricaturista social de Portugal, criou a figura do Zé Povinho,  que se tornou a representação  - carinhosa, digo eu - do povo português.

É tema para explorar futuramente...

 

Por humilde comparação e aludindo apenas ao povo da minha aldeia - Pocariça - quero referir-me, também carinhosamente, a outro jeito de caricaturar...a de dar alcunhas...

Quando penso nelas e nos seus "donos" não deixo de sorrir para mim mesma...

Todas têm uma razão de ser e só quem conhece os personagens pode apreciá-las e confirmá-las...

Referi-las aqui é apenas a minha homenagem à gente simples e boa da terra que me viu nascer...

 

Amadeu Cachamola

Evaristo Carrancha

Zé Ganhão

Luis Canetas

Nabo Saloio

Mergulhão

Mija nos grelos

Caga na torre

Zé Sabonete

Prato de esmalte

Raimundo Cóque

Bichana

Zé Lélé

Calhordas

Côdeas

Pirolête

Zé da Pinta

Espanhol

...

1 comentário

Comentar post