Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SABEDORIA POPULAR

Este blog pretende apenas contar histórias de lá e de cá. De tu, de mim, de nós! Não tem ambições...apenas desejos de encontro!

SABEDORIA POPULAR

Este blog pretende apenas contar histórias de lá e de cá. De tu, de mim, de nós! Não tem ambições...apenas desejos de encontro!

Bairrada e Gândara

Na sequência do que deixei aqui dito sobre a feira do dia de reis, a Bete pediu-me que explicasse o que é isso de Bairrada e Gândara...

É um gosto, e também uma responsabilidade, ser clara em tudo o que aqui se escreve, pois o nosso Blog nasceu para fazer jus ao nome!

 

Ora a Bairrada é uma região situada no interior centro da Beira Litoral, cujos terrenos, em grande parte ricos em "barro" ou argila dão alta qualidade às vinhas existentes, produzindo óptimos vinhos maduros e também espumantes. Foi mesmo criada a Região Demarcada dos Vinhos da Bairrada.

Depois há também um complemento gastronómico que "pede" os tais vinhos espumantes: O Leitão à Bairrada! Um porquinho-bébé, que assado no forno de lenha por especialistas da matéria, é presença obrigatória de saborear em todas as ocasiões festivas.

 

A Gândara, ao contrário, fica na zona correspondente ao litoral, na margem direita do rio Mondego e sobe até ao Sul da ria de Aveiro. É uma região cujos solos são muito arenosos e, por isso, bem drenados  e , portanto uma zona agrícola por excelência, com produção de milho, batata e grelos em predominância. Também já foi espaço de pastagens de vacas leiteiras.

 

Para ajudar, vou-me socorrer de imagens que fundamentem o que digo acima, agradecendo, desde já, aos seus autores.

 

Vinha da Bairrada


 

 

Gândara e os campos de milho

1 comentário

Comentar post