Este é um blog aberto ao público, para que aqui deixe sua postagem a respeito do tema em seu país. Pode ser a Sabedoria Popular em qualquer área: Saúde, Beleza, Vida, Particularidades Culturais, Religião, Arte.

07
Jan 11

Na sequência do que deixei aqui dito sobre a feira do dia de reis, a Bete pediu-me que explicasse o que é isso de Bairrada e Gândara...

É um gosto, e também uma responsabilidade, ser clara em tudo o que aqui se escreve, pois o nosso Blog nasceu para fazer jus ao nome!

 

Ora a Bairrada é uma região situada no interior centro da Beira Litoral, cujos terrenos, em grande parte ricos em "barro" ou argila dão alta qualidade às vinhas existentes, produzindo óptimos vinhos maduros e também espumantes. Foi mesmo criada a Região Demarcada dos Vinhos da Bairrada.

Depois há também um complemento gastronómico que "pede" os tais vinhos espumantes: O Leitão à Bairrada! Um porquinho-bébé, que assado no forno de lenha por especialistas da matéria, é presença obrigatória de saborear em todas as ocasiões festivas.

 

A Gândara, ao contrário, fica na zona correspondente ao litoral, na margem direita do rio Mondego e sobe até ao Sul da ria de Aveiro. É uma região cujos solos são muito arenosos e, por isso, bem drenados  e , portanto uma zona agrícola por excelência, com produção de milho, batata e grelos em predominância. Também já foi espaço de pastagens de vacas leiteiras.

 

Para ajudar, vou-me socorrer de imagens que fundamentem o que digo acima, agradecendo, desde já, aos seus autores.

 

Vinha da Bairrada


 

 

Gândara e os campos de milho

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
publicado por Belisa Vaio às 17:13

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Janeiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
12
15

16
19
20

23
24
25
28
29

30
31


links
PESQUISAR
 
subscrever feeds
blogs SAPO