Este é um blog aberto ao público, para que aqui deixe sua postagem a respeito do tema em seu país. Pode ser a Sabedoria Popular em qualquer área: Saúde, Beleza, Vida, Particularidades Culturais, Religião, Arte.

16
Mar 11

Entrámos há dias na Quaresma e, por onde a Fé dos homens ainda se manifesta, começam a realizar-se as Procissões dos Passos...

Por fazer parte das memórias da minha infância, veio-me à lembrança a Procissão dos Passos de Condeixa-a-Nova e toda a tradição envolvente.

E nesse dia, as gentes de Coimbra e arredores invadiam a vila, quer para assistir a acto tão solene, quer para saborear o famoso Cabrito com Grelos, prato de eleição em todas as casas de pasto da época...

Em casa de meus avós o ritual era cumprido várias vezes por ano, e indispensável nesta altura.

Quando já não havia cabritos no curral, compravam-se, em dia de sexta-feira, os que desciam dos lados da serra de Sicó e o senhor João, magarefe de serviço, passava lá por casa para matar o bichinho.

À noite, depois de jantar e de volta da mesa da cozinha iniciáva-se o ritual:

Descascar alhos, pisá-los com sal num almofariz, juntar pingue de preferência caseiro, colorau e pimenta.

Em seguida, envolviam-se os pedaços de carne naquele preparado e dispunham-se numa pingadeira de barro. Assim ficavam até ao sábado à tarde.

Depois do almoço de sábado, o meu avô ia aquecer o forno de lenha, onde depois davam entrada as assadeiras do cabrito e de batatinhas redondinhas e devidamente temperadas. Tudo se ía refrescando com vinho branco até se enalar um delicioso cheiro que não enganava ninguém...

Estava pronto e assim ficava tudo até ao almoço de domingo, em que filhos e netos enchiam a mesa de festa.

Entretanto, e para acompanhar o cabrito assado, não faltavam os grelos de nabo cozidos, de preferência dos amargos, da região de Semide e um delicioso arroz de miúdos!

Tudo tinha um sabor especial...

O nosso país é muito rico em comidas tradicionais...mas estas, de Condeixa, são especiais para mim... 

 

 

 

Cabras brancas

  

publicado por Belisa Vaio às 14:45

Bom ano para todos ....
provei e adorei o cabrito , já fui várias vezes a Condeixa comer esta delicia ...(no RESTAURANTE CABRITO)....aconselho a quem passar por Condeixa não seguir sem provar este delicioso prato...
J.Silvino
josé Gonçalves a 31 de Dezembro de 2015 às 18:50

Parabéns pela sua escolha!
Embora hoje em dia o bicho já não tenha o sabor de outros tempos, em que eram "caseiros", continua a ser um pitéu que se recomenda e nunca mais se esquece!
Feliz Ano Novo!
Belisa Vaio a 31 de Dezembro de 2015 às 19:54

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Março 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
17
18
19

20
22
23
24
26

27
28
29


links
PESQUISAR
 
subscrever feeds
blogs SAPO