Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SABEDORIA POPULAR

Este blog pretende apenas contar histórias de lá e de cá. De tu, de mim, de nós! Não tem ambições...apenas desejos de encontro!

SABEDORIA POPULAR

Este blog pretende apenas contar histórias de lá e de cá. De tu, de mim, de nós! Não tem ambições...apenas desejos de encontro!

25.07.10

A VENDA D'ORIDE!


Bete do Intercambiando

Ontem, minha amiga Belisa, falando sobre as "alcunhas", fez nos lembrar das peculiaridades de nossa pequena cidade de Ipeúna-SP-Brasil.

Como toda cidade pequena, o progresso por aqui sempre demorou muito a chegar, e até bem pouco tempo atrás ( uns 15 anos mais ou menos), não tínhamos supermercados, como se conhece hoje....Tínhamos as "vendas". Era a venda d'Oride, a venda do Cilico, a venda do Juca.

Das três, a que restou, a d'Oride, é hoje um ótimo supermercado, pertencente à rede Smart....Oride, Eurides, na verdade, infelizmente já faleceu. Os filhos é que tocam o Supermercado.

Mas, ainda hoje, quando se precisa de alguma coisa de lá, a gente fala:...Vou até a venda d'Oride!...E assim  será até que esta geração termine!!!!!

 

 

7 comentários

  • Sem imagem de perfil

    Rita Vianna

    29.07.10

    Olá, sou de 'piúna'. E sobrinha d'Oride, e conheci as outras duas vendas. Quem é a Bete, será que conheço? Também tenho muitas histórias de família, daqueles tempos, algumas engraçadas, outras pitorescas. Achei este site por acaso, e me surpreendi que as histórias de minha terrinha foram tão longe, além mar kkkkk
  • Noooosssaaa! Que surpresa sensacional! É a primeira vez que entra alguem conhecido, sem que a gente tenha conversado e passado o endereço. Não sabe quanto fico feliz!...Voce não é a filha da Mariiinha Leme?...Eu sou a Bete Pazeto, filha do Expedito e da Ercilia. Este blog escrevo com mais 2 amigas portuguesas que conheci nos blogs. Escrevo outro tb, o Intercambiando, que tem muitas fotos. Lá vc poderá me identificar. O endereço é http://intercambiando.blogs.sapo.pt
    Beijos
    Ah! Porque vc não posta aqui suas historias?...Este blog é aberto ao público, é só seguir o link da barra lateral esquerda : Participe no Blog.
    Se és filha da Mariinha Leme, saibas que adoro sua mãe. Pena que nunca mais nos encontramos. Antigamente quando nos encontrávamos, ficávamos horas de papo, sem esgotar o assunto (rsrsrsrsrsrsrs)
    Voce precisa me contar como encontrou o Blog, estou curiosa!
  • Sem imagem de perfil

    Rita Vianna

    29.07.10

    Oláq Bete, desconfiei que fôsse você mesma. A minha mãe está morando em frente de casa, ela está aqui, agora comigo, e surpresa!!!! Lembrei de perguntar pra ela se poderia ser você, aí não resisti, tb quis mostrar o que encontramos, foi o Valter quem achou primeiro, mostrou prá mim, xereta como sou, neta do Antonio Leme, grande contador de estórias, causos rsrsrsrs o resto vc já sabe.
    Ela leu sua mensagem e mandou avisar que é mesmo a Mariinha, conte para Belisa, que nossa família pelo lado dos Andrades tem um pé em Portugal, desde o século treze. Provavelmente vindos da Galícia. Lembra daquele encontro que a Maria do Carmo da Jandira Andrade promoveu em 1995?
    Daí já tem histórias que testemunhei, tipo o João Denir falando da 'beleza' das mulheres da família.
    Minha mãe vai falar com você.
    Vou lançá-la na conversa... Ela é bem cibernética, bom vc conhece a fera rstststststs
  • Rita
    Que bom que você mora em frente à sua mãe, isso é tudo de Bom!...As minhas filhas tb já se casaram, mas moram longe. Nos vemos umas 5 vezes ao ano, no máximo!...Já tenho uma netinha. QQ hora, vc a encontra por aqui....E vc, e s/ irmã tb tem filhos?
  • Sem imagem de perfil

    Rita Vianna

    30.07.10

    Bom dia, Bete

    vc não imagina como é bom ter os 'velhos' pertinho. Meu pai teve uns problemas de saúde e está aqui conosco , minha mãe finalmente tem o marido em casa.
    Ela está cuidando muito bem dele. Ele está bem agora mas não deve ficar sem cuidados. Caminhamos com ele todos os dias, aí sabe né, tem estórias , estou compilando, depois escrevo e posto prá vocês.`è muito bom isso!!!
    Tenho dois filhos, o Gustavo de 15, está no Bayeux.
    A Beatriz, de treze, ainda de férias esta semana, caminha conosco todos os dias, cuida do avô, paparica a avó.
    Modestamente, meus filhos são lindos e uns verdadeiros anjos, maravilhosos.
    ai ai ai ai, estou até babando!!!
    Passei o link desta conversa para a Fátima, ela mora em Sampa , ano passado esteve na Itália, morou por 4 meses acho em Milão. Como ela não respondeu o email, liguei para ela, minha mãe já tinha contado tudo deste reencontro.
    Aliás, agora sei melhor como o Valter 'tropeçou' em vocês. Ele estava vendo o que havia sobre Ipeuna no Google , bom o resto vc já sabe , né

    beijos
  • Olá Rita
    Por onde andam?!!!!Sumiram, voce e sua mãe!
    Queremos continuar o contato!
    Beijos
    Bete
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.