Este é um blog aberto ao público, para que aqui deixe sua postagem a respeito do tema em seu país. Pode ser a Sabedoria Popular em qualquer área: Saúde, Beleza, Vida, Particularidades Culturais, Religião, Arte.

25
Jul 10

Ontem, minha amiga Belisa, falando sobre as "alcunhas", fez nos lembrar das peculiaridades de nossa pequena cidade de Ipeúna-SP-Brasil.

Como toda cidade pequena, o progresso por aqui sempre demorou muito a chegar, e até bem pouco tempo atrás ( uns 15 anos mais ou menos), não tínhamos supermercados, como se conhece hoje....Tínhamos as "vendas". Era a venda d'Oride, a venda do Cilico, a venda do Juca.

Das três, a que restou, a d'Oride, é hoje um ótimo supermercado, pertencente à rede Smart....Oride, Eurides, na verdade, infelizmente já faleceu. Os filhos é que tocam o Supermercado.

Mas, ainda hoje, quando se precisa de alguma coisa de lá, a gente fala:...Vou até a venda d'Oride!...E assim  será até que esta geração termine!!!!!

 

 

publicado por Bete do Intercambiando às 22:04

Oh Bete...como essas vendas vão desaparecendo...e que falta fazem, sobretudo nas nossas aldeias...onde os nossos mais velhos vivem e têm dificuldade para ir aos supermercados...geralmente nas cidades...
O atendimento personalizado, os produtos caseiros, os sacos de papel pardo, os cheiros...a café moído na ocasião, a azeite medido na altura, a vinho a correr da pipa, a fruta, com bicho, vendida à dúzia e ao quarteirão...
Que saudades...
Belisa Vaio a 26 de Julho de 2010 às 00:14

Olá, sou de 'piúna'. E sobrinha d'Oride, e conheci as outras duas vendas. Quem é a Bete, será que conheço? Também tenho muitas histórias de família, daqueles tempos, algumas engraçadas, outras pitorescas. Achei este site por acaso, e me surpreendi que as histórias de minha terrinha foram tão longe, além mar kkkkk
Rita Vianna a 29 de Julho de 2010 às 00:03

Noooosssaaa! Que surpresa sensacional! É a primeira vez que entra alguem conhecido, sem que a gente tenha conversado e passado o endereço. Não sabe quanto fico feliz!...Voce não é a filha da Mariiinha Leme?...Eu sou a Bete Pazeto, filha do Expedito e da Ercilia. Este blog escrevo com mais 2 amigas portuguesas que conheci nos blogs. Escrevo outro tb, o Intercambiando, que tem muitas fotos. Lá vc poderá me identificar. O endereço é http://intercambiando.blogs.sapo.pt
Beijos
Ah! Porque vc não posta aqui suas historias?...Este blog é aberto ao público, é só seguir o link da barra lateral esquerda : Participe no Blog.
Se és filha da Mariinha Leme, saibas que adoro sua mãe. Pena que nunca mais nos encontramos. Antigamente quando nos encontrávamos, ficávamos horas de papo, sem esgotar o assunto (rsrsrsrsrsrsrs)
Voce precisa me contar como encontrou o Blog, estou curiosa!

Oláq Bete, desconfiei que fôsse você mesma. A minha mãe está morando em frente de casa, ela está aqui, agora comigo, e surpresa!!!! Lembrei de perguntar pra ela se poderia ser você, aí não resisti, tb quis mostrar o que encontramos, foi o Valter quem achou primeiro, mostrou prá mim, xereta como sou, neta do Antonio Leme, grande contador de estórias, causos rsrsrsrs o resto vc já sabe.
Ela leu sua mensagem e mandou avisar que é mesmo a Mariinha, conte para Belisa, que nossa família pelo lado dos Andrades tem um pé em Portugal, desde o século treze. Provavelmente vindos da Galícia. Lembra daquele encontro que a Maria do Carmo da Jandira Andrade promoveu em 1995?
Daí já tem histórias que testemunhei, tipo o João Denir falando da 'beleza' das mulheres da família.
Minha mãe vai falar com você.
Vou lançá-la na conversa... Ela é bem cibernética, bom vc conhece a fera rstststststs
Rita Vianna a 29 de Julho de 2010 às 22:12

Rita
Que bom que você mora em frente à sua mãe, isso é tudo de Bom!...As minhas filhas tb já se casaram, mas moram longe. Nos vemos umas 5 vezes ao ano, no máximo!...Já tenho uma netinha. QQ hora, vc a encontra por aqui....E vc, e s/ irmã tb tem filhos?

Bom dia, Bete

vc não imagina como é bom ter os 'velhos' pertinho. Meu pai teve uns problemas de saúde e está aqui conosco , minha mãe finalmente tem o marido em casa.
Ela está cuidando muito bem dele. Ele está bem agora mas não deve ficar sem cuidados. Caminhamos com ele todos os dias, aí sabe né, tem estórias , estou compilando, depois escrevo e posto prá vocês.`è muito bom isso!!!
Tenho dois filhos, o Gustavo de 15, está no Bayeux.
A Beatriz, de treze, ainda de férias esta semana, caminha conosco todos os dias, cuida do avô, paparica a avó.
Modestamente, meus filhos são lindos e uns verdadeiros anjos, maravilhosos.
ai ai ai ai, estou até babando!!!
Passei o link desta conversa para a Fátima, ela mora em Sampa , ano passado esteve na Itália, morou por 4 meses acho em Milão. Como ela não respondeu o email, liguei para ela, minha mãe já tinha contado tudo deste reencontro.
Aliás, agora sei melhor como o Valter 'tropeçou' em vocês. Ele estava vendo o que havia sobre Ipeuna no Google , bom o resto vc já sabe , né

beijos
Rita Vianna a 30 de Julho de 2010 às 12:18

Rita, não consigo responder-lhe no Orkut, sem você me adicionar. Eu não tenho seu e-mail, e a única maneira que tenho de me comunicar com você, é por aqui, que também não aparece o seu e-mail, só o link para a resposta!...Fiquei muito triste com a morte de suas tias....Fiquei sabendo este final de semana, que fui para Ipeúna e minha mãe me contou....Envia um abraço forte para sua mãe e seu pai, e meus sentimentos....Espero que nos encontremos em breve e que eu possa dar este abraço a todas pessoalmente!
Fiquem com Deus no coração
Bete

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


Julho 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
14
15
17

19
21
22
24

26
27
29
30


links
PESQUISAR
 
subscrever feeds
blogs SAPO