Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SABEDORIA POPULAR

Este blog pretende apenas contar histórias de lá e de cá. De tu, de mim, de nós! Não tem ambições...apenas desejos de encontro!

SABEDORIA POPULAR

Este blog pretende apenas contar histórias de lá e de cá. De tu, de mim, de nós! Não tem ambições...apenas desejos de encontro!

16.01.23

Com coentros, com afecto...e uma pitada de Preguiça


Belisa Vaio

Com açúcar , com afeto...cantava a doce e inesquecível Nara Leão... As nossas reflexões têm o desafio maravilhoso de fazer viajar o nosso pensamento e, dei comigo a louvar uma certa preguiça que me deu hoje...na hora de ir preparar o almoço... Uma manhã cinzenta de frio, anunciando neve lá para o interior e para as serras. É só para lá, com inveja de não ser para cá, mas com direito a aconchego, manta nas pernas e desculpas para só fazer o mínimo dos mínimos! Claro...cozinha incluída! O pior era perder aquele raminho de coentros que não me saía da cabeça, mas sem pão que bastasse para uma açorda, ou vontade de fazer algo mais elaborado, e, sem nunca esquecer a preguiça...fiz o mais simples: Xarém de coentros! Hoje em dia, os chamados Chefs, fazem alarde e incluem nas Gourmezisses, os antigos cozinhados portugueses, como se tivessem descoberto a pólvora . Pelo menos há uma vantagem: pagando-se bem, dão a provar aos ricos de hoje o que os pobres de antigamente cozinhavam com parcos ingredientes e alimentavam a família. E era tudo tão bom! A vida corrida de hoje em dia, trouxe uma alimentação artificial, quase de plástico, como eu penso, e as novas gerações, desprezam ensinamentos tradicionais em prol de modernices vazias... Enfim...a tal reflexão, á volta dos coentros está a alongar-se. Vou encerrar, dizendo que, o Xarém é um prato português, feito á base de farinha de milho e , que os portugueses levaram para Cabo Verde e para o Brasil. Quanto à receita do que fiz hoje, nada mais simples: Aquecer uma golpada de azeite com dentes de alho em lâminas. Levar ao lume, farinha de milho com bastante água, temperada com sal e pimenta. Mexer sempre e juntar a água necessária para ficar com a consistência de papas . Juntar o azeite aromatizado com os alhos e, por fim, os coentros picados, envolvendo bem. Uma delícia! Com coentros, com afecto e uma pitada de preguiça!

3 comentários

Comentar post